domingo, 23 de maio de 2010

A TECNOLOGIA QUE AJUDA A ENSINAR

A relação entre a tecnologia e a escola ainda é bastante confusa e conflituosa, entre os professores a disseminação de computadores , internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga ainda provoca , expectativa pela chegada destes novos recursos, empolgação com a possibilidade que se abre, temor de que eles tomem seu lugar, desconfiança quanto ao potencial prometido, ou quem sabe, uma sensação de impotência por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios alunos.
Como e quando usar esta tecnologia em sala de aula?
Só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos, isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas, os jogos de computador que só entretêm as crianças ou aqueles vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento mal feito. Do ponto de vista do aprendizado essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas.
É preciso avaliar se estas oportunidades são significativas, isso acontece, por exemplo, quando as TICs cooperam para enfrentar desafios atuais como encontrar informações na internet e se localizar em um mapa virtual.
A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje.
Postado por Rita Vivian, Restinga Sêca
Fonte: revista Nova Escola, junho/julho 2009.

4 comentários:

  1. As tecnologias estão presentes, não podemso negá-las, porém, há muitas controvérsias quanto ao seu uso. Professores tem recio, por não saberem como utilizar, já outros, "tapam buracos" como citou, entretanto, o uso adequado desses recursos midiáticos se dá a partir de planejamento, organizar as aulas e ver se algum recurso pode levar algo a mais para a aula, proporcionar ações diferenciadas nas aulas, no qual os alunos possam pesquisar conteúdos e não esperar sempre tudo pronto, mastigadinho pelo professor.
    Os papéis estão sendo alterados, para isso, antes de tudo, é preciso conhecer os recursos, para depois ver de que forma eles podem contribuir nas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Legal!! Temos que começar a pensar nisso, pois as tecnologias ainda são vistas como obstáculos dentro das instituições de ensino. É necessário uma educação continuada, e que professores se envolvam com esse novo modo de fazer educação, que transforma e enriquece a prática educacional, proporcionando um aprendizado significativo para seus educandos.

    ResponderExcluir