sexta-feira, 28 de maio de 2010

Feedback em ambientes virtuais de aprendizagem

Abaixo, apresento apenas um trecho do texto "Feedback em Ambiente Virtual", escrito por Helen Faria e disponível em http://ambientesvirtuaisdeaprendizagemposlin.blogspot.com/2008/05/feedback-em-ambiente-virtual-por-helen_10.html

Este texto traz várias informações sobre a importância do feedback em ambientes virtuais de aprendizagem. Neste trecho em especial, é apresentado o que os alunos esperam de um feedback.

"Já na sala de aula virtual, os mesmos autores (Schwartz & White) argumentam que os alunos consideram o feedback como efetivo quando este é: (1) imediato, oportuno, e completo; (2) formativo e dirigido ao grupo; (3) avaliativo; (4) construtivo, substantivo e que dê suporte; (5) específico, objetivo e individual e (6) consistente. Paiva (2003), baseando-se nos dados coletados de cursos on-line por ela já conduzidos, afirma que os alunos esperam feedback imediato e individual do professor através de ações como elogios, observações e registro das atividades feitas por eles. É esperado do professor que este encoraje e dê apoio aos alunos demonstrando comprometimento quanto ao desempenho deles. Schwartz & White (2000: 167) apontam para a dificuldade de oferecer feedback em ambientes on-line, pela falta de dados contextuais não oferecidos pelo meio virtual. Para evitar que os alunos se sintam isolados ou excluídos, os autores sugerem que haja feedback efetivo para minimizar um pouco a descontextualização e reduzir o sentimento de isolamento do aluno on-line. Paiva (2003) argumenta que visualização do professor pelos alunos se faz necessária, podendo ser feita por meio de incentivo ao grupo para tentar resolver uma dúvida, sugestão de leituras complementares, envio de informações técnicas, etc. Ela também salienta a importância do feedback entre os participantes, visto que o professor não é o único que tem as respostas para as dificuldades ou dúvidas que possam surgir. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário